14. O que e Andon

O que é, qual a sua importância e como utilizá-lo

            De origem japonesa, a palavra pode ser traduzida como lâmpada ou lanterna, porém, na manufatura, tem significado mais amplo. Na linha de produção, o sinal do Andon costuma ser uma lâmpada ou luz, originando daí também o nome do processo. Entretanto o nome e o sinal visual, em si, não representam por completo a essência do processo de qualidade, o que talvez o torne, em um primeiro momento, menos valorizado do que deveria.

            Aliado ao poka-yoke (dispositivo à prova de erros) integra o jidoka, que, por sua vez, é um processo de controle de qualidade usado no Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta) e proveniente do Toyota Production System (TPS ou Sistema Toyota de Produção).

            Muitos o consideram apenas mais uma ferramenta de qualidade, provavelmente por desconhecer todas as aplicabilidades, mas uma melhor classificação seria associá-lo à cadeia de solução de problemas de produção, trazendo respostas rápidas aos problemas e mantendo o processo produtivo estável.

            Muitos métodos Lean têm o intuito de tornar os problemas mais visíveis, como é o caso do 5S, Gerenciamento Visual e o Trabalho Padronizado. Existem também outros métodos Lean que auxiliam na solução de problemas, como o A3 e o 5W. Neste contexto, o Andon conecta as duas partes, os métodos de visualização de problemas e os métodos de solução dos mesmos.

            Se abstrairmos a camada de hardware do Andon, como lâmpadas, soquetes e fios, podemos nos perguntar: como ele realmente funciona e como pode ajudar meu processo produtivo de fato?

            Para responder à esta pergunta, temos que buscar os requisitos necessários para uma implementação bem-sucedida da ferramenta.

            Primeiramente, devemos definir o que de fato é um problema para o contexto em particular. Logo após é necessário garantir que o problema, quando ocorrer, seja detectado com exatidão e rapidez. Assim que o problema é detectado pelo sistema, deve ser exposto, sendo esta a função visual e mais conhecida do processo do Andon, literalmente, “quando a luz acende”.

            Depois que o problema foi definido, detectado e exposto é necessário saber quem irá responder ao alerta, sanar o problema e quanto tempo será consumido nesta ação, antecipando, assim, os impactos do atraso na linha de produção.

Capturar

            Portanto, com uma implementação eficaz do Andon na linha de produção, uma série de benefícios pode ser alcançada, como, por exemplo:

  • Rápida detecção de problemas;
  • Visualização de problemas à distância;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução do tempo de parada;
  • Segurança do processo produtivo;
  • Redução de custos;
  • Garantia da qualidade do produto e do processo produtivo.

            Em relação ao hardware, à parte física, o Andon é um mecanismo de visualização de estado. Apesar de existirem inúmeras variações, podemos compará-lo, por exemplo, ao sistema de semáforo de uma via: caso detecte um problema na linha de produção, ou não seja possível acompanhar a cadência da mesma, um trabalhador pode interromper sua estação de trabalho ativando um Andon, que ilumina uma determinada cor no painel de visualização, por exemplo, amarela.

            Se o problema persistir, é possível aumentar a classificação de gravidade da ocorrência, mudando a cor para vermelha, o que pode ocasionar uma parada em toda a linha de produção.

            E, por fim, quando o problema é solucionado, o painel muda para a cor verde, o que indica o retorno da operação normal.

            O exemplo acima é apenas uma das opções mais simples e primárias de aplicação do Andon, dentre inúmeras variações, porém sempre mantendo o princípio básico de visualização de problemas de forma rápida e eficiente.

            As constantes evoluções tecnológicas presentes nos processos industriais também se estenderam ao Andon. Hoje é possível acessar uma gama muito maior de informações a partir das máquinas e das linhas de produção, e disponibilizá-las através de diversas interfaces. Com o emprego de IoT, rede de dados e monitores, por exemplo, o Andon se tornou uma ferramenta versátil e de gestão mais dinâmica.

            Diante do cenário de modernização da indústria, o avanço de dispositivos móveis tem se destacado, uma vez que um dos principais pilares desta revolução tecnológica é obter informação e interagir com os sistemas em tempo real e a partir de qualquer lugar. Ampliando ainda mais a sua diversificação, hoje, a aplicação de um Andon ainda pode se dar por meio de lâmpadas e sinais sonoros no chão de fábrica, mas também permite a introdução de celulares e smartwatches, viabilizando total interação mesmo à distância.

            A Directa Automação, com mais de 30 anos de atuação no mercado, oferece ampla expertise no desenvolvimento e implantação de sistemas Andon.

            Através de hardwares e softwares próprios, atendemos a qualquer demanda, inclusive na criação de sistemas específicos, extremamente robustos e eficazes, ideais para todos os projetos, independente da complexidade.

            Focados na inovação, trabalhamos para evoluir o conceito de Andon e alinhá-lo às tendências de indústria 4.0 e manufatura avançada, modernizando ferramentas de aplicação e inserindo novos recursos de operação e gestão do sistema.

Saiba mais sobre esta e outras soluções da Directa Automação.

(48) 3298-8800

comercial@directaautomacao.com.br

www.directaautomacao.com.br

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *