O trabalho em home office vem se tornando cada vez mais comum. Profissionais passam a exercer suas funções em ambiente domiciliar ao invés de estarem fisicamente nas dependências da empresa.
Com a mudança surgem diversos desafios e oportunidades, apresentando as vantagens e desvantagens deste regime de trabalho.
Os principais benefícios são a flexibilidade, comodidade, qualidade de vida, conforto e economia. Porém também existem desvantagens, como isolamento social, indefinição de horários, excesso de carga de trabalho, interferência de assuntos domésticos, entre outros.
Mas como encaixar o home office para a indústria?
A dificuldade é enorme pois os profissionais do chão de fábrica necessitam operar as máquinas, a equipe de manutenção deve reparar um equipamento quebrado, o almoxarife deve separar a matéria prima. Convenhamos, para estes profissionais a presença física é essencial.
Porém existe um grupo que pode exercer suas funções normalmente a partir de suas casas. Analistas de PCP, gerentes de produção, analistas de processo, e outros cargos administrativos realizam suas principais funções em escritório, tendo o computador como ferramenta de trabalho e interagindo com os demais profissionais.
A constante evolução tecnológica, com novos recursos utilizando nuvem, acessos remotos, celulares e plataformas web tornou acessível para uso individual e móvel aquelas ferramentas que, até então, eram exclusivas para aplicação interna nas corporações, assim possibilitando o home office.
Com a implantação de soluções direcionadas à indústria 4.0 como, por exemplo, o sensoriamento via IoT, possibilitando o controle de produção e status de máquina, um novo e relevante conjunto de informações está disponível aos profissionais, que podem acessá-las em qualquer lugar.
A facilidade ao receber informações e acompanhar todas as áreas em tempo real, no seu próprio celular, com possibilidade de ações imediatas, auxilia os profissionais na realização de suas tarefas de forma eficaz e garante a produtividade onde quer que ele esteja.
Conheça a solução Directa MES para suportar o gerenciamento remoto de produção.
Sem comentários