O que é e como aplicar a qualidade em todos os processos organizacionais
Gestão da Qualidade Total (Total Quality Management – TQM) é uma prática de gestão que se tornou bastante popular nas décadas de 1980 e 1990 nos países ocidentais. Pode ser classificada, de forma direta e objetiva, como uma filosofia de gestão ampliada em técnicas que buscam a melhoria contínua dos processos de produção.
Dentre as técnicas mais efetivas utilizadas no TQM estão os programas 5S, cujo nome origina-se das palavras japonesas seiri, seiton, seisoh, seiketsu e shitsuke, que significam seleção, organização, limpeza, padronização e autodisciplina.
A origem conceitual da TQM é apresentada em muitos trabalhos de autores norte-americanos, como Deming, Juran e Feigenbaum, tendo sido o Japão pós-guerra o cenário ideal para a validação do sistema, devido a motivos culturais intrínsecos favoráveis e ao renascimento econômico da época.
Os resultados positivos da implementação nos meios de produção japoneses se tornaram evidentes ao mundo ocidental na década de 80, com a popularização dos produtos confeccionados no país, a partir da percepção de um alto nível de qualidade a preços acessíveis, fato que estimulou gestores ao redor do mundo a adotarem métodos semelhantes. Após isto, a própria definição sobre o que seria “qualidade“, no sentido mais amplo, se torna um desafio para as organizações.
Evidenciamos esta questão no trabalho de alguns autores, como Juran e Gryna, que definem qualidade como uma medida da adequação ao uso. O autor Deming, por sua vez, afirma que a qualidade seria representada pela melhoria contínua de produtos e processos, visando à satisfação dos clientes. Já Crosby a classifica como uma manifestação de conformidade com os requerimentos dos clientes.
Considerando a existência ou não da efetividade dos ciclos de qualidade, tanto históricos como nos processos de desenvolvimento da produção, há uma clara complexidade pois não é suficiente que um produto seja tecnicamente perfeito em termos de produção e especificações se não existe uma demanda funcional ou se essa função é insuficiente. Se observa também que não basta otimizar processos de forma fragmentada, visando apenas objetivos imediatos, sem analisar a empresa ao todo e a longo prazo.
O foco na obtenção de resultados imediatos, tão comuns no ocidente, em detrimento dos objetivos de longo prazo é justificado por gestores como condição de sobrevivência no mercado. Contudo, tal hábito é o maior obstáculo para o sucesso de um programa de TQM.
Iniciativas de Gestão da Qualidade Total estão atreladas à mudanças de comportamento e vão muito além do mero cumprimento de metas e regras. Os meios de informação de diagnóstico e monitoramento precisam possibilitar o efetivo gerenciamento estratégico, agregando, de forma natural e contínua, as inovações tecnológicas aos processos de produção.
Presente no mercado há mais de 30 anos, a Directa Automação acompanhou o surgimento e a expansão da TQM, tendo papel relevante no desenvolvimento e fornecimento de soluções para atender às novas demandas que se apresentavam.
A constante evolução tecnológica, da qual também participamos, promoveu a criação de ferramentas ainda mais eficientes e elevou a TQM a um patamar de importância ainda maior para os processos de gestão. O advento de novas e modernas opções para operação, controle e gerenciamento de qualidade têm papel fundamental no aumento da eficiência e, consequentemente, da lucratividade das companhias que empregam tais recursos tecnológicos.
Dotada de ampla expertise, a Directa Automação tem um portfólio completo de sistemas para levar a sua indústria a um novo cenário, simplificando, otimizando e modernizando processos, trazendo consistentes melhorias de eficiência e alinhando às melhores práticas do mercado global. Dispomos da solução ideal para você aplicar métodos de TQM e ainda oferecemos serviços de desenvolvimento on demand, criando sistemas totalmente voltados às suas necessidades.
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