IoT – Internet das Coisas

IoT - Internet das Coisas

IoT – Internet das Coisas

Comunicação e interação em todos os níveis

            A Internet das Coisas (Internet of Things, IoT) pode ser descrita como a “rede de objetos físicos que contém tecnologia embarcada para se comunicar, sentir ou interagir com seus estados internos ou com o ambiente externo” (Gartner, 2016). Já IBM (2016) ressalta que, além da conectividade, a enorme quantidade de dados gerados ou capturados por estes dispositivos conectados é outra característica marcante da IoT. Esta classificação abrange desde equipamentos disponíveis ao usuário final até grandes e complexas redes industriais, conectando máquinas, colaboradores, processos e sistemas produtivos.

            O advento da Internet das Coisas moldou-se a partir do surgimento da web e é resultado direto da constante evolução dos componentes de processamento, sensoriamento e transmissão. Tais componentes, cada vez menores, com mais recursos e possibilidades de aplicação, associados à melhorias crescentes na gestão de dados e de energia promovem maior acessibilidade, redução de custos e popularização do uso de tecnologias para implementações máquina a máquina (machine-to-machine, M2M), tendo como grande facilitador a ampliação na oferta de redes wireless.

            Estimativas apontam que o tráfego de dados M2M nos ecossistemas emergentes em IoT supere o espaço de transmissão digital da internet convencional. Este indicativo pode ser corroborado ao analisar a totalidade de aplicações em nuvem que, mesmo automatizadas nos núcleos das operações, ainda são compostas por uma grande quantidade de processos manuais ineficientes que serão substituídos por comunicações entre máquinas.

            A Internet das Coisas já é uma realidade, conectando dispositivos em diversos níveis, e os desafios para a consolidação dos ecossistemas são complexos. Com a fragmentação dos mercados M2M, seu sucesso depende essencialmente de ações da indústria para incorporar tecnologias de monitoramento, transmissão e análise de dados que facilitem a convergência.

            Conheça as soluções em IoT e sistemas totalmente integrados da Directa Automação. Seu processo produtivo mais conectado, mais interativo e mais eficaz!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Contato
Entre em contato